Feb 25, 2011

Café no Canada

Eu nunca fui muito fã de café. João ainda curte mais do que eu e gostava de tomar a sua dose diária de cafeína lá no Brasil, o famoso "cafezinho depois do almoço". As vezes, eu me aventurava a tomar uma xícara pequena para substituir o lanche (regimesloucos.com.br), mas tinha que ter leite ninho dentro (ok, não mais tão regime assim) e adoçante (ao menos isso). Aliás, um dos meus programas favoritos, era ir lá na São Braz - cafeteria tradicional em Recife - e me deliciar com todas as coisinhas que eles tem para acompanhar a bebida.

Quando chegamos aqui em Calgary e vimos a quantidade de cafeterias que tem por metro quadrado, ficamos com água na boca. Sério. Ainda mais com o frio que faz aqui, ter aquele copinho quentinho na mão parece ser a melhor idéia de todo mundo. Pena que a impressão inicial foi horrível. João pediu um café e, quando tomou, teve a sensação que o café passou beeem longe. Eu nem quis provar porque depois que vi a cor.... Triste.

Mas como quem é brasileiro, demora a desistir, João decidiu provar outros tipos de café e deu a sorte de encontrar um que ele toma com prazer. O nome é French Vanilla Coffee e, segundo ele, é delicioso. Algumas das nossas visitas também provaram e confirmaram o que ele disse: muito bom! Agora ele tambem tem outro favorito, o Caramel Café Mocha, uma novidade da Tim Horton's (e que ele espera que dure pra sempre).


Aqui no meu trabalho tem duas maquininhas de café da Tim Horton's e dá pra ver que não estou mentindo. Olha a cor do café, por favor?!



Como também ainda não encontramos uma marca boa para comprar no supermercado, vivemos dos grãos enviados pelas nossas famílias. Confesso que nunca tive muita paciencia (e dinheiro)para sair comprando toda vez um tipo diferente no supermercado, mas se alguém tiver uma sugestão muito boa, podemos tentar.

Enquanto isso, sobrevivo no escritorio tomando o nem muito bom e velho Nescafé (versão gringa). Porque mesmo agindo apenas psicologicamente, eu preciso de algo que me acorde as 8am de uma segunda-feira.


Feb 23, 2011

Victoria's Secret em Calgary

Ai, sorry guys, mas existirao posts menininhas por aqui de vez em quando. Nao me aguento de tanta informacao unissex (rs). Preciso comentar que a vida aqui vai alem de rankings e taxas, questao de necessidade mesmo ta?

Well, o negocio eh que antes nao tinha Victoria's Secrets aqui em Calgary e todas as minhas visitas eram "obrigadas" a ir a Edmonton a fim de obter todos aqueles creminhos desejados por todas as turistas que se aventuram a viajar pro exterior. Alias, os turistas que recebemos podem ser bem convincentes quando querem (rs). Para se ter nocao da 'importancia' do negocio, existe ate um perfil do Facebook chamado Bring Victoria's Secret to Calgary com muuuuuitos fans. Ano passado quem aportou por aqui foi a Pink, uma das marcas da Victoria's Secret, bem famosa pelos pijamas lindos que vende. Esse ano, com a expansao (otima) do Chinook Mall, um cartaz bem enorme surgiu anunciando que a loja esta chegando na primavera deste ano.

Otima noticia para as minhas futuras visitas e para quem - como eu - ja esta cansada do monopolio da La Senza (outra loja do mesmo estilo e que em todo shopping tem pelo menos umas 4).

Ah, e mesmo que os visitantes masculinos deste blog nao curtam as informacoes de posts assim, se liguem que eu posso estar dando dicas valiosissimas de como presentear sem margem de erro :)

Feb 22, 2011

Liveability ranking

E hoje foi divulgado o resultado de uma pesquisa feita pela Economist Intelligence Unit para saber onde eh mais facil viver. Ao todo, 140 cidades do mundo sao escolhidas e 30 fatores analisados, sendo a nota para cada um deles de 0 a 100. Eles verificam a estabilidade, sistema de saude, cultura e meio ambiente das cidades e, ao final, elegem a que atingiu a nota maxima dentro dos os fatores ja pre-estabelecidos.

A lista com as 10 primeiras cidades eh a mesma do ano passado. A unica diferenca, eh que Melbourne e Vienna trocaram de posicao no ranking. Vancouver, atingiu 98 pontos (de 100) e conseguiu novamente o primeiro lugar. Toronto esta em 4 lugar (97.2) e Calgary aparece na 5 posicao (96.6).

E hoje de manha a senhorinha que trabalha comigo veio me dizer que leu no jornal ontem que saiu uma coluna dizendo que o Canada tinha apenas 19 feriados enquanto o Brasil tinha 41. E me perguntou indignada porque eu vim pra ca! Ja estou prontamente enviando esta noticia por e-mail pra ela, porque vai ser melhor do que qualquer resposta que eu venha a dar, nao eh mesmo?

E lendo o Calgary Herald agora a pouco, vi a chamada "Economia de Calgary vai liderar no pais em 2012". Nesse momento, estou em duvida se mando essa tambem ou nao. O que voces acham? rs

Feb 18, 2011

Inflacao?

Ai sem querer me amostrar muito e ser bem bairrista, clica aqui pra saber porque Calgary foi eleita a cidade canadense com a menor taxa de inflacao do pais no inicio deste ano.

Lugarzinho bom esse viu? (rs)

Feb 17, 2011

Universidade online

E todo mundo aqui ja sabe que eu sou aluna da Universidade de Calgary ne? Pois entao, a universidade fica longe de Downtown, que eh onde eu moro / trabalho. Daqui pra la, da um bocado de estacoes de c-train e eu juro que nao me incomodo de ir, alias, acho otimo quando chego la e sinto de novo aquele ar de universidade sabe? Parece que da pra sentir a expectativa e juventude dos aluninhos de la. A universidade eh bem daquelas de filme: enorme, lockers por todo lado, cafeterias e um pessoal assim... bem diferente (rs). Ainda nao estudei numa daquelas salas de auditorio e ate agora foi so em sala de aula normal mesmo, iguais as que temos no Brasil. Nao me esqueco nunca o dia em que fui pela primeira vez na bookstore e vi coisas bem legais pra vender com o simbolo da universidade. Tem moletom, caneca, bone, copo de cerveja, uma infinidade de objetos e o unico defeito eh que sao meio caros. Mas que sao lindos, sao :)

Eles abriram agora uma unidade aqui em Downtown mas nao eh a mesma coisa. Eh tudo bem bonitinho e novo, mas nao tem historia ainda e, como dizem minhas amigas, eu adoro velhidades. Mas eh bem pratico porque da pra ir andando no verao e no inverno nao eh tao incomodo e longe.

Ainda assim, decidi que queria ter aulas online esse periodo. Eu adoro ter aulas la na universidade pelos motivos mencionados acima e tambem pelo networking. Explico: la na sala de aula, eu posso ter a oportunidade de conhecer a minha futura colega de trabalho. Conhecimento aqui no Canada eh tudo e qual o melhor lugar para se conhecer pessoas da sua area que a sala de aula? O estudo, trabalho em grupo e ate o "odio" pelo professor, aproxima muito. Mas enfim, de qualquer forma, decidi que pagaria uma cadeira online para nao ter que sair de casa na pior epoca do ano e, quando passar a tempestade, eu volto a maneira tradicional de aprender.

Na U of C, antes de pagar uma cadeira online pra valer, voce precisa fazer o que eles chamam de Learning Online. Como a ferramenta para o ensino a distancia eh bem diferente, eles exigem que antes voce aprenda todos os recursos e saiba bem direitinho o que esta fazendo na hora de ter uma aula "de verdade". O bom, eh que nao eh uma materia cara e ainda conta 10 horas no seu curriculo escolar. Depois que aprendi a mexer (em 2 aulas), achei tudo super facil e muuuuito pratico. Sensacional mesmo. Ate a sala de aula eles reproduzem, com quadro branco, voz do professor, nossa voz, emoticons de levantar a mao pra falar, palmas, tudo. Para quem - como eu - morre de medo de levantar o braco na aula pra falar ingles numa turma lotada (eu ja relutava fazer isso no Brasil, avalie aqui), poder escrever sua duvida, tendo a chance de pensar antes e corrigir qualquer errinho, ja vale muito a pena. Percebi que a minha participacao cresceu bastante.

Proximo periodo (Spring/Summer), acredito que voltarei a velha e boa sala de aula, mas dessa vez farei um mix. Pagarei uma materia la na faculdade e uma online. Assim, sairei de casa apenas uma vez na semana mas adianto bastante o curso fazendo as duas cadeiras.

Gente, eu super indico essas aulas para quem quer voltar a vida estudantil, mas nao tem tempo ou disposicao para isso. Preguica de sair de casa nao eh mais motivo! :)

Feb 15, 2011

Immigration to Canada hits 50-year high


Uma boa noticia sobre imigracao publicada ontem, no jornal Calgary Herald.
(É só clicar na foto que ela fica maior)


Feb 14, 2011

Happy V-Day!

Hoje eh o dia dos namorados aqui na America do Norte. O dia eh diferente do que estamos acostumados, mas como partimos do Brasil no dia 12 de junho (dia dos namorados tupiniquim), meio que decidimos celebrar o dia dos namorados hoje e o dia 12 de junho, aniversario de partida para a realizacao do nosso sonho. Fica mais facil pra entrar no clima canadense e nao deixamos de comemorar as duas datas!

Ainda nao vi muita movimentacao aqui no trabalho. Tem uma caixinha em formato de coracao repleta de chocolates no refeitorio e so. Na hora do almoco, fui passear pelo plus 15 para ver o que esta rolando por ai e vi musicos tocando cancoes de amor em quase todo os corredores. Sei que as lojas exploram igual ao Brasil, com vitrines vermelhas e apelos romanticos. Segundo li no jornal na semana passada, eh um dos dias mais lucrativos do ano para o comercio. De novo, igual ao Brasil.
TD Mall


Love songs everywhere

Perguntei a senhorinha que trabalha comigo se aqui no Canada o pessoal tambem troca cartoes e chocolates entre amigos, como a gente ve nos filmes norte-americanos. Ela disse que nao era muito comum e que isso acontecia mais nas escolas, entre as criancas, que o negocio aqui eh mais entre lovers mesmo. Ela ate disse uma frase que ja escutei bastante nos filmes "It's a Hallmark Holiday" ("Eh um feriado do Hallmark"), fazendo referencia a grande empresa norte-americana de cartoes e outras coisinhas fofas. Mas eu gosto de pensar que eh um dia pra gente pensar nas pessoas que ama: namorado, marido, filhos, familia, amigos. Ganha mais significado.

No fim de semana fui dar uma olhadinha no sistema online de reservas dos restaurantes da cidade e vi que esta tudo lotado... ou seja o pessoal leva mesmo a serio o negocio. Queria mesmo ir la no topo da Calgary Tower e jantar no restaurante com a vista mais linda de todas! Mas deixa pra proxima, dia 12 de junho com certeza terao mesas sobrando e a gente vai la, ver a cidade de cima e agradecer pela escolha que fizemos. Hoje, o jeito vai ser comemorar em casa, com pizza, vinho e Modern Family na TV (o que eu tambem acho otimo contanto que eu nao cozinhe)!

Happy Valentine's Day!!

Feb 11, 2011

Tempo bom por essas bandas

Eu sai pra almocar hoje fora do predio que trabalho e gostaria de anunciar que +7C eh uma temperatura ma-ra-vi-lho-sa. Antigamente, eu achava isso tao frio que ja doia so de pensar. Depois de dois invernos (somente dois hein!?), ja saio sem casaco e de sapatilha, me achando a prooooooopria canadense hahahaha.

E sabe o que eu vi nos proximos dias? Mais temperaturas positivas!! YAY! Gracas ao nosso chinook, Calgary tem alguns dias de temperatura positiva durante o inverno e podemos dar uma tregua aos layers, cachecois, luvas, etc. Pois eh, o inverno de Calgary pode ser as vezes mais frio que o de Montreal, Toronto, Ottawa, mas em compensacao, temos esses breaks de vez em quando e eh so alegria!

Ta bom, nao da pra ir na praia no fim de semana, mas vou no parque tentar tirar fotos pra colocar por aqui. Aguarde e confie ;)

Feb 10, 2011

Eu juro que eu tento..

O fim de semana eu considero os dois dias oficiais da faxina e da cozinha. Por aqui, eh preciso fazer tudo voce mesmo, entao tive que comecar a aprender que Windex nao eh bom so para a janela, que aqui nao tem como lavar o chao porque a agua nao tem pra onde ir (e viva os ralos brasileiros!) e que cozinhar eh mesmo uma arte. La no Brasil, eu tomava cafe da manha e almocava todos os dias na empresa em que trabalhava. Logo, eu quase nao precisava cozinhar e era bem feliz assim. De vez em quando eu fazia alguma coisa bem simples, so para usar o fogao e nao deixar que ele fosse apenas um enfeite enorme de cozinha. Fora que la no Brasil, era facil ir no supermercado e achar os temperos que ja estamos acostumados a ver a mamae cozinhar.

Pois este fim de semana me dediquei a fazer um pudim de leite condensado que a minha mae sempre faz e que aprendeu com a minha avo. Comprei tudo e a forma eu ja tinha pois foi a minha mae quem trouxe quando veio nos visitar (na esperanca que eu fizesse um dia, tadinha). Serio, a receita nao eh dificil. Agora porque o pudim ficou feio, mole e desforme? Otima pergunta.

Pra completar, ainda levei uma bela queimadura na mao porque nao realizei que jogar agua no mel quente iria fazer a panela parecer uma fonte de agua fervente. Mais uma coisa pra se lembrar na proxima vez.

Alias, duas coisas faceis que eu realmente gosto de fazer aqui eh salada e wrap. As saladas ja vem prontinhas num pacote e ate lavadas ja sao! Claro que nao confio e lavo de novo, mas eh muito bom porque elas ja vem separadas por "estilo" de salada (ceasars, greek). Acho tao pratico. Os wraps sao aqueles enroladinhos feitos com massa de trigo. Aqui, as massas tem diversos sabores e tamanhos e da pra fazer verdadeiras refeicoes com elas, com o recheio que quiser.
Ai se a gente pudesse viver de wraps e saladas todos os dias.... mas eu juro que vou aprendendo mais coisas. Imigrante demora, mas aprende :)



Wraps

Feb 8, 2011

Dirigindo no inverno

Decidi falar sobre o assunto porque ontem eu e Joao passamos um perrengue danado na rua. Quando estavamos no carro voltando do trabalho, comecamos a subir uma rua em Downtown que eh meio inclinada e tem um sinal de transito no topo. O sinal estava fechado e quando abriu, nao conseguimos sair do canto. Serio, Joao estava colocando toda a forca do mundo no acelerador e o carro continuava la paradinho. O maximo que fazia era escorregar um tantinho pro lado e pronto.

Pudemos ver que o mesmo aconteceu com o carro da frente e com o carro de tras. Joao tambem estava com medo de dar re e o carro nunca mais parar na ladeira. Depois de longos momentos de desespero meu (foram so alguns minutos, mas ne? quem esta contando numa hora dessas?), a senhora que estava dirigindo o carro da frente, desce do carro e tira do porta-malas um garrafao que a gente nem notou o que era ate que ela derramou o conteudo na frente dos 4 pneus do carro dela: areia! Ai como eu desejei ter um pouquinho daquilo com a gente tambem, mas imigrante desconhece esses truques e aprende do pior jeito, ne?

Depois que ela entrou no carro, o carro dela derrapou um pouquinho mas os pneus criaram tracao e ela conseguiu mover o veiculo pra frente. Gracas a Deus (e ao meu poder de mentalizacao chamando a moca rs), ela parou novamente e veio meio que sambando no gelo entregar o restinho que ainda tinha pra gente. Era bem pouquinho mesmo, mas aceitamos agradecendo tanto que parecia que ela tinha dado ouro em po pra gente rsrs. Joao desceu do carro e foi fazer o mesmo, so que como estava sem apoio segurando o garrafao, levou uma queda feia no meio da rua, atras do carro. Me desesperei mais ainda, claro, mas depois vi que ele tava bem e veio pro carro pra tentarmos sair. Demorou ainda um instantinho, mas o carro andou e conseguimos sair dali. O carro de tras conseguiu se mover dando uma re infinita ate onde a rua nao estivesse puro gelo e todos foram felizes para sempre.

Chegando aqui no trabalho hoje, contei o 'acontecido' pra senhorinha que trabalha comigo e ela me disse que o que a moca nos entregou foi cat litter. Sabe aquelas areias bem fininhas que o pessoal usa pra colocar nas caixas dos gatos? Pronto. Ela disse que eh bem comum ter isso nos carros para casos feito esse. Dica anotada e hoje iremos comprar um pacote disso para da proxima vez (se houver!!!) podermos sair dessa mais facilmente e ainda ajudar ao proximo, como a canadense fez com a gente.

Alias, enquanto eu fiquei toda nervosa com isso tudo, sabe o que o Joao fala? Que foi uma aventura! Eh um louco mesmo ne? rsrs

Feb 3, 2011

What happens in Vegas...

E recentemente a gente fez a nossa primeira viagem internacional depois que chegamos aqui. Escolhemos Las Vegas e foi simplesmente perfeito! Fiquem sempre dando uma olhadinha no Expedia.ca porque la tem promocoes realmente incriveis (saindo de Calgary pelo menos). Achamos tudo lindo, exceto quando saimos da famosa Strip - a rua onde tem os hoteis mais famosos. Fomos no outlet (claro) e o caminho eh cheio de lixo na rua e muro pichado. Nao curti. Quis voltar correndo pra Strip e ser bem feliz em meio ao luxo e glamour hahahahaha.

Nao ficamos tao encantados com os precos das coisas. Acho que pra quem mora no Brasil eh muito mais interessante. O unico deal realmente legal de se aproveitar eh perfume. Para quem nao sabe, aqui em Calgary, perfume eh caro. Nao tao caro como no
Brasil, mas comparado a algumas outras cidades do Canada e aos Estados Unidos, eh um precinho salgado mesmo.

Mas enfim, a Sin City eh linda e louca. Um eterno Carnaval. A gente podia beber na rua, jogar nos cassinos, ver um Elvis Presley anao e cantar os Beatles no cirque du soleil em apenas um dia. Foi uma otima pausa da rotina fria da nossa cidade :)

Viva las Vegas!

Feb 2, 2011

Groundhog Day

O Groundhog Day eh um feriado bem esquisito das terras de ca. Soube da existencia dele hoje, com a senhorinha la do meu trabalho toda ansiosa pra me contar porque isso eh uma coisa super engracada pra quem eh daqui (segundo ela). Primeiro explico que um groundhog eh tipo uma marmota, um tatu peludo, que mora dentro de buracos na terra e nao sao tao comuns aqui em Calgary. Talvez tenha dele la no Zoo, mas sinceramente nao me lembro de ter visto. Olhando a foto, o bichinho parece um esquilo grande e gordinho. Tem fotos e explicacoes mais "cientificas" sobre ele aqui.

Entao, reza a lenda que quando um groundhog coloca a cabecinha pra fora no dia 2 de fevereiro e o ceu esta nublado, ele sai do buraco e isso significa que o inverno ira acabar mais cedo. Se o ceu esta ensolarado, o groundhog vai ver a sombra dele e voltar para o buraco, o que significa que o inverno continuara por mais seis semanas e a primavera vai atrasar mais um pouco. Doideira ne? O pior, eh que nesse dia, logo de manha cedo, ficam hordas de fotografos e jornalistas observando os buracos para ver se o danado do bicho vai sair ou nao. Eu vi uma materia onde ate o prefeito de uma das cidades foi prestigiar a saida (ou nao) do groundhog da toca.

A boa noticia eh que hoje estava nublado e era possivel ver varios bichinhos passeando por ai. Como eu ja estou querendo mesmo que esse inverno acabe, decidi acreditar nesse weather forecaster peludo e inusitado. E voce?