Jan 4, 2010

+15


Uma coisa que eu adoro em Calgary eh o Plus 15. Enquanto Montreal tem uma "cidade" subterranea para que os moradores possam fugir do frio, Calgary tem pontes entre os predios, fazendo ligacoes entre eles e facilitando a vida de quem precisa andar pelo downtown. O nome tem origem na altura das construcoes, ja que todas as pontes do "Plus 15 System" estao a aproximadamente 15 pes do chao.

Apesar do sistema ser focado no "Plus 15 level", em algumas partes da cidade tambem podem ser encontrados "Plus 30" e "Plus 45". Eles ficam na principal area comercial da cidade (Bay-Eatons-Bankers Hall). Ao todo, sao 16km ou 59 pontes sendo o mais extenso sistema de passagem para pedestres do tipo no mundo.

Para voces terem ideia da quantidade de predios que eh interligada por este sistema: http://www.calgary.ca/DocGallery/BU/planning/pdf/15-map.pdf

Eu sou totalmente agradecida a estas pontes ja que de la do predio ate o trabalho, posso ir contente e aquecida durante todo o caminho. No inicio, eh meio complicado porque alem dos predios serem bem parecidos, eles tem praticamente as mesmas lojas de conveniencia, cafeteria, agencia de turismo, entao fica parecendo que voce nao sai do canto. Eu precisei imprimir este mapa acima para poder saber quais corredores pegar, mas depois que voce decora, fica facil.

Alguns mendigos aproveitam o calorzinho do Plus 15 para ficar por la e eh comum ve-los dormindo la dentro, mas os vigilantes e a policia esta sempre de olho neles e tomando as devidas precaucoes quando necessario.

Infelizmente so tem +15 pelo downtown. Quando voce pega um engarrafamento ou precisa andar pelos arredores, voce congela desejando que ele fosse espalhado por toda a cidade!

4 comments:

  1. Claudia
    Eu das vezes que fui sempre ficava perdida no +15 pq como bem dissestes, é quase tudo igual...mesmas lojas, mesmas lanchonetes... e agora eu entendo pq geralmente lá em baixo fica bem vazio de gente srsrs
    Quem sabe eu não dou sorte de morar ai perto de voces

    Um bj

    Danielle

    ReplyDelete
  2. Não sabia disso não. Muito legal. O Canadá é um show mesmo.

    E a vida segue...

    ReplyDelete
  3. Caramba ia fazer um post sobre a +15 hj!
    Bom... vou fazer assim mesmo, pq acho que ajuda os que querem vir para Calgary mas tem medo do frio!

    Ficou bem legal!

    ReplyDelete
  4. Eu tb fico feliz com a +15!
    E olha que só uso ela por 1 quarteirão para sair do ônibus e chegar ao trabalho!

    Depois reforço as maravilhas da +15 no meu blog! Dessa forma a gente espalha a notícia!
    rs

    ReplyDelete