Feb 17, 2010

Do it yourself

A primeira vez que eu vi como os carros sao lavados aqui, foi durante o verão, quando estávamos passeando com nosso amigo Robinho. Fiquei passada porque a gente tinha que meter a mao na massa e lavar o proprio carro. Fiquei so imaginando como se domina essa técnica, porque lá em Recife, a gente pagava "5 contos" e o carro ficava limpinho, limpinho. Falei logo pro João prestar atencao, porque um dia seria ele fazendo essas coisas (eu é que num vou, claro).

Quando compramos nosso carro, o João foi no mesmo lugar que vimos o processo pela primeira vez, porque é super perto lá de casa. Aqui a gente precisa lavar o carro constantemente porque a neve suja demais e o sal que eles jogam na rua, pode corroer a lataria. Demorei um pouco pra ir, mas da ultima vez acompanhei pra ver (so ver) como é que funciona o negocio.

1) Vai colocando as moedas e selecionando com a chave o servico que voce quer. Tem uma mangueira e uma escova que você precisa manejar para lavar, ensaboar, etc. A operacão toda tem que ser super rápida porque cada 1 dolar sao dois minutos apenas para cada servico, entao quanto mais eficiente, mais economico você tambem é.


2) Primeiro ele enxagua que é pra sair "o grosso" da sujeira que a linda neve deixa no carro.

3) Depois o carro fica bem branquinho de sabão.


4) E por ultimo, o enxague para lavar tudo. No fim, a gente precisa tirar o carro da cabine porque tem outros carros atras querendo utilizar o lava-jato, entao o carro tem que secar com uma flanela e a munheca. Com o frio que tá fazendo, o carro vê bem rapidinho a flanela e o resto seca au naturel mesmo (rs).



Existem sim aqueles lava-jatos que eles chamam de "touchless" ou "no-touch" que parecem aqueles do Brasil que sai jatos de água de todos os cantos e um super escovão vai esfregando o carro enquanto ele vai andando e você fica dentro sabem? Aliás, eu adorava isso quando era crianca, achava uma super aventura (criada em predio dá nisso). O João não gostou muito desse tipo de lavagem porque achou muito superficial e, ao final, o carro ainda fica sujo. E o danado ainda é bem mais caro.
Isso é apenas um dos muitos exemplos do do it yourself way of life que vivemos por aqui. Como diz o João, a gente acaba dando mais valor porque sabemos exatamente o quanto custa ter e manter o que temos.
Depois posto mais um outro exemplo desses, que encaramos antes da ultima road trip que fizemos.

5 comments:

  1. Recomendo passar o jato mais forte primeiro para tirar a sujeira e verificar se a vassoura que vem o sabão não está muito usada...na última vez acabei arranhando o capo do meu carro pq não sabia disso...só dá para perceber qdo chega bem perto, mas na próxima vez eu acho que vou jogar o sabão em cima e usar uma escova própria para passar no carro...
    abs

    ReplyDelete
  2. E eu achando que ia lavar meu carro como no Brasil com mangueira e balde na porta de casa. Vixi.

    E a vida segue...

    ReplyDelete
  3. É isso aí meu filho, tá pensando que é só moleza?

    O menor dos trabalhos foi colocar a moedinha hehehehehe

    ReplyDelete
  4. Nem sabia que tinha isso. Estava indo no touchless.
    Vivendo e apredendo. Queria entrar em contato com vc, pois estou em processo de comprar um carro. Vcs compraram zero ou usado?

    ReplyDelete
  5. Oi vocês 2! Obrigado pela audiência blogal! :-)

    O DIY é uma outra maneira de dizer também que, se quiser que os outros façam, vai ser beeeeeeeeem mais caro. Rerererere... E a gente vai aprendendo e economizando.

    Abraços e continuem Brincando no Gelo.

    ReplyDelete