Feb 24, 2010

Oscar 2010

E como aqui a gente tambem posta coisas inuteis, decidi dividir a minha opiniao sobre os filmes que estao concorrendo na categoria Melhor Filme deste ano no Oscar. Para quem nao sabe, eu adoro cinema no mais amplo sentido da palavra, ou seja, nao somente ir la na sala de exibicao ver o que esta em cartaz, mas tambem o que existe por tras disso tudo. Todos os anos, eu tento ver o maximo de indicados para ter uma opiniao na noite do Oscar (mesmo que seja para discutir comigo mesmo ja que quase ninguem aguenta assistir). E nem adianta me dizer que eh tudo jogada de Hollywood porque ainda assim eu assisto, ta? (rs)

Na minha opiniao, com dez indicados, a Academia coloca em xeque a qualidade dos filmes que concorrem a Melhor Filme. Desde 1944 que eram apenas cinco candidatos e, sendo assim, a justificativa do presidente Sid Ganis de que, com a decisão, serao retomadas algumas antigas tradições é totalmente furada. Mas deixemos de lado a parte chata do negocio e vamos continuar a brincar de acreditar que os melhores filmes estao realmente nesta lista.

Para nao ficar muito longo, vou comentar sobre cinco indicados neste post e sobre os outros cinco em outro post.

1) Avatar.
Decidi assistir apenas depois de muito tempo em cartaz. Alem de nao encontrar vaga nos cinemas (os ingressos estavam sempre esgotados dias antes das sessoes), demorei a me render aos meritos comerciais de Cameron & Cia. Eu sabia que o filme era legal, 3D e tudo o mais, mas nada como assistir sem filas interminaveis e salas lotadas. Depois da sessao, veio o premio por ter demorado tanto a ver e as expectativas subirem mais do que deviam: nao achei que a tecnologia 3D fez tanta diferenca assim. O que compensa eh a historia ser criativa ao extremo e o filme ser realmente envolvente. A BusinesseWeek fez uma reportagem muito legal sobre o filme e seu criador, que explica sobre os bastidores comerciais e como James Cameron sabe ser mestre tambem fora dos estudios. A capa da revista (que remete a esta reportagem) ficou sensacional. Como nao encontrei a foto, explico: Tem um descontraido James Cameron, com o titulo The King of the World (again). Para quem nao acompanha, a frase pertence a outro filme dirigido por ele, o Titanic, sucesso de bilheterias - e premiacoes - de 1998.

2) An Education.
Eu adorei o filme. Achei singelo e ousado ao mesmo tempo, sem ser cliche e/ou vulgar. O filme se passa nos anos 60, quando a (otima) Carey Mulligan se apaixona por um playboy com o dobro da idade dela. Ela tem sonhos, eh ousada e almeja muito mais do que eh possivel para a epoca. Acho que eu seria igual. Atencao para a trilha musical do filme que eh fantastica. Apesar de lindo e da Carey ser merecidamente indicada a melhor atriz, acho que tem poucas chances de levar a estatueta.

3) The Blind Side.
O filme conta a historia de Michael Oher, jogador do Baltimore Ravens. Eu gosto de filmes que contam a vida de pessoas fortes e esse eh um deles, alem de ter balanceado sabiamente o humor e o drama. Sandra Bullock, que no filme interpreta a mae adotiva de Oher, esta o maximo. Tentei fechar os olhos para a admiracao instantanea que sempre sinto por ela em algum filme que atue e prestar atencao no todo, mas ela rouba a cena tantas e tantas vezes! Ganhou o Globo de Ouro de melhor atriz e pode seriamente ganhar o Oscar tambem (apesar dela dizer que nao vai e que sempre acerta os ganhadores).

4) Precious: Based on the Novel 'Push' by Sapphire.
Eu gostei bastante de Precious, mas conheco um monte de gente que detestou. Acho que quando voce sente que o que voce esta assistindo lhe tocou de alguma forma, o filme tem a sua importancia. Nesse caso, ainda fiquei pensando por algum tempo em tudo que assisti depois que subiram os creditos. Quem te conta essa historia eh uma adolescente de 17 anos, moradora do Harlem, obesa, negra e analfabeta, chamada controversialmente de Precious. Uma analise da sociedade, sem falas inesqueciveis mas com belas atuacoes. Mo'Nique, que interpreta a mae de Precious, levou o Globo de Ouro de melhor atriz coadjuvante e eh forte candidata dia 07.

5) Up in the Air.
Um filme que realmente diz alguma coisa. Se bem que se voce acha que ele vai te dizer que o personagem principal esta errado so porque ele vive viajando e acredita que a vida seja uma mochila que voce precisa preencher com coisas leves e, para que nao pese muito, evitar relacionamentos e bens materiais, nao se precipite pois ele pode te surpreender. Apesar de nao ser um forte concorrente para ganhar o Oscar esse ano, achei que foi um dos melhores presentes que Hollywood nos deu: um filme com personagens que podiam ser qualquer um de nos, durante uma epoca de recessao real e vistos daqui de baixo e de la de up in the air. Corre pra ver.

E quem assistiu tambem, pode dar pitaco! Facam suas apostas!

1 comment:

  1. Adoro assistir os indicados também. Tenho que começar pois a cerimônia é logo, logo.

    E a vida segue...

    ReplyDelete