Apr 7, 2010

Jornalismo

Algumas pessoas tem me escrito para saber sobre Jornalismo aqui no Canadá. Eu realmente não tenho muitas informações a respeito e posso comentar um pouquinho do que tenho visto aqui em Calgary apenas.

Eu cheguei com uma visão de que poderia a curto prazo trabalhar com o que me formei, mas, com o tempo, mudei isso. Infelizmente a minha falta de experiência la no Brasil, atrapalhou muito a minha busca por vagas porque além do mercado ser bastante restrito, eu não tinha material para mostrar.

Basicamente todas as vagas para impresso pedem copias de matérias que você tenha publicado anteriormente. Fora isso, a fluência na lingua também é super importante, claro. Uma coisa boa é que, lendo os jornais de Calgary, pude perceber que o jeito de escrever não é muito diferente, acho até as vezes que aqui se consegue ser mais informal do que os (grandes) jornais do Brasil.

Uma coisa que a maioria das vagas tambem pede é o tal conhecimento de campo. Explico: Caso a vaga seja para o caderno de Lazer, eles pedem que você conheça muito bem isso em Calgary. Se eu acabei de chegar, como vou fazer isso? Sem falar nas fontes... Tem caderno para imigrante? Desse assunto, eu sei tudo (rs).

Pesquisei pouco sobre as outras midias, pois sempre me interessei mais pelo impresso. Sei que aqui tem alguns canais de TV e emissoras de rádio para quem gosta e tem experiência. É só colocar no google que ele te diz quais as empresas que atuam na cidade que voce deseja morar.

Por último, gostaria de dizer que isso é a minha realidade. Conheço algumas pessoas que conseguiram trabalhar nessa area aqui e são muito felizes, obrigada. Acho que cada um faz o seu caminho e é responsavel pelo seu sucesso. Estudar um pouco de fotografia para as vagas que pedem que o profissional seja repórter e fotógrafo, ver nos anúncios outras tecnologias que eles requerem aqui, são algumas das maneiras de aumentar as suas chances de entrar no mercado de trabalho canadense mais rapidamente.

Eu escolhi continuar no que já tinha experiência, mas não perco a esperança de continuar a escrever um dia. De uma forma ou de outra, vim para cá atrás de qualidade de vida para mim e para o João e todo o resto viria como lucro.

Alguns sites para procurar emprego aqui: Monster.ca, Workopolis, Jeff Gaulin, Calgary Herald. A Mount Royal University e o SAIT também tem alguns cursos para quem se interessar.

Qualquer dúvida, podem continuar escrevendo :)


'If you want a happy ending, that depends, of course, on where you stop your story.' - Orson Welles

Feliz Dia do Jornalista!

5 comments:

  1. Oi Cau, tudo bem com você?

    Muito legal seu depoimento. Mesmo sendo bastante pessoal, lemos um pouquinho de um, um pouquinho de outro e no final das contas, ficamos com uma ótima noção das coisas. ;D

    Beijos,

    Vitor

    ReplyDelete
  2. Oi Claudia!
    Essa procura nao deve ser facil né... to chegando ai daqui um pouco mais de um mês e claro q tb tenho essa preocupação! Vc ja procurou uns trabalhos voluntarios? As vezes em eventos, cobertura de sites de algum tipo de associação, algo do tipo. Nao sei, talvez seja uma ideia!

    Boa sorte (para nós!)!!
    Abs!

    ReplyDelete
  3. Ja procurei sim, mas ate os voluntariados pedem material tu acreditas? Mas, enfim, deixa so eu me estabilizar mais que colocarei em pratica outros planos! Aqui a cabeca feeeerve!
    Avisa quando chegar :)
    Abs!

    ReplyDelete
  4. Feliz Dia do Jornalista pra você. E com certeza um dia você vai realizar seu sonho.

    E a vida segue...

    ReplyDelete
  5. Love what you're doing here guys, keep it up you also go here: Edital concurso

    ReplyDelete