May 3, 2011

La Belle Ville

De volta ao mundo real. A viagem foi tudo o que esperávamos: revimos amigos queridos, conhecemos outras pessoas ótimas e vimos lugares fantásticos. Vou falar um pouquinho da viagem aqui, mas quero deixar bem claro que essa é a minha visão das 3 cidades que visitamos. Falo isso porque muitos (futuros) imigrantes aparecem por aqui e eu não quero parecer que eu sei tudo do Canadá - hahaha mal sei de Calgary - ou que o que eu falo é verdade universal.

Sempre tive a curiosidade de saber como era a belle ville. Como no início consideramos verdadeiramente morar lá, queria saber quais seriam as minhas impressões. Inclusive, vários amigos (e até uma colega de trabalho!) ficaram tensos com a possibilidade de gostarmos tanto de Montréal que perceberíamos que fizemos a escolha errada. Graças a Deus, isso não aconteceu.

Explico: Montréal é linda e tem uma estrutura impressionante mas é metrópole demais para nós. Talvez, - aliás, certamente - se tivéssemos ido diretamente de Recife para lá, não teríamos referência e acharíamos que paramos no lugar certo, pois, apesar de ser metrópole e tudo o mais, é infinitamente mais bem-cuidada, menos violenta e nos proporcionaria uma melhor qualidade de vida do que a nossa Veneza Brasileira.

O porém (ou poréns) é que apesar de todas as coisas positivas que viver em uma grande metrópole proporciona, os problemas existem em maiores proporções também: lixo nas ruas e pichação nos pareceu uma constante em quase todos os lugares que fomos. O metrô também estava sempre cheio, mesmo nos horários fora do rush. E eu que achava que falava - pelo menos um pouquinho - de francês, já não acho mais nada. O québécois é difícil pra caramba!

Mas apesar disso tudo, reitero o que disse no início do texto: Montréal é linda! Eu que adoro uma "coisa velha", me encantei com as contruções antigas da cidade. Não é que eu não moraria lá jamais, mas acho que gosto tanto da sensação de "cidade pequena" de Calgary que não consegui me imaginar morando lá. Talvez eu esteja bem errada, mas tanto João quanto eu tivemos a impressão de que pra gente, a vida lá iria progredir num ritmo mais lento do que aqui.

Quero voltar em Montréal novamente com mais calma porque pelo pouco tempo deixamos de ver tantas coisas legais! E novamente, para os que estão indo para lá, tenho certeza de que vão gostar muitíssimo da cidade. O apoio do Governo é real e generoso e pessoas maravilhosas estão por lá super dispostas a ajudar.

Próximo post falo sobre Ottawa/Gatineau (ainda que bem de leve pois só passamos o dia por lá)!

Colocarei fotos em breve. Elas estão num tamanho tão absurdo, que demoraria séculos para carregar. Aguardem!

4 comments:

  1. oi claudia! interessante seu post.
    justamente agora meu marido e eu estamos aqui na duvida: calgary ou montreal ... foi uma duvida que surgiu ha 1-2 semanas atras ... temos muita informacao e muitos amigos em calgary mas por enquanto ha uma nuvem negra sobre montreal.
    se tiver alguma dica, sera muito bem vinda!
    beijos! paola

    ReplyDelete
  2. Já ia cobrar as fotos. Estamos no aguardo pra podermos apreciá-las.

    E a vida segue...

    ReplyDelete
  3. é, eu sei o quanto Montreal é linda e encantadora...vivi 4 meses lá.
    o bom de se morar em uma cidade francófona no Canadá é que mesmo vc não sabendo francês vc é bem tratado. Não é como na França que já ouvi gente falar que foi mal tratada por não saber falar bem o idioma.
    Eu não tive problema nenhum com isso quando estive na cidade em 2003. Não sei vocês.

    abraços;
    Catherine
    http://meetyoutherecanada.blogspot.com/

    ReplyDelete
  4. Catherine, estive com Cau e Joao nessa mesma viagem e te digo! Mal tratado, jamais! A grande maoria das pessoas, pelo menos do comércio, fala as duas linguas e a única experiência que eu tive com uma pessoa na Mcdolnads) que nao falava ingles, ela fez o possivel e o impossivel pra que a gente se entendesse...

    Cauzita, minha linda... miss you!

    ReplyDelete