May 24, 2011

Ottawa/Gatineau

Ai que coisa tão feia deixar o blog com pendências. Infelizmente (ou felizmente) a minha vida está tão corrida que quando sento no computador, tento dar notícias para a família e fazer os trilhões de journals /assignments que a minha nova classe exige. Sério mesmo: ser esposa, dona de casa, trabalhar fora de casa, se exercitar na academia, ter uma vida social e estudar de novo não é fácil. Avalie quando adicionar um mãe a essa equação? Haja café e maracujina.

Bem, voltando ao assunto da viagem, falarei resumidamente sobre o que vimos pois passamos apenas um dia por aquelas bandas e isso não é nada para se avaliar uma cidade. Ottawa é fofa. Logo que chegamos, senti uma vibe diferente em uma das ruas, quando estávamos procurando um lugar para estacionar o carro (que no fim de semana é free): um mercado! Que lindo!!!!! Calgary tem feiras apenas em datas festivas e não são no meio da rua, informais. Quero dizer, tem o Lilac Festival mas não é a mesma coisa que um mercado público! Aliás, o ByWard Market é um dos maiores e mais antigos mercados do Canadá. Como fomos num domingo, pudemos sentir que esse passeio faz parte da tradição de algumas pessoas, que levam crianças, cachorro, papagaio, para curtir um lindo dia de sol, comendo um delicioso queue de castor (beaver tails).

Aliás, um parágrafo a parte para esse doce delicioso que não temos pras bandas do oeste. Ele tem o formato de um rabo de castor, é de massa frita (tinha que ser) e coberto de chocolate e outras gostosuras. Tem de vários sabores e o que provamos (Nutella com banana) me dá água na boca so de lembrar. Comemos ele novamente no Vieux-Port de Montréal e valeu muitissíssimo repetir essa experiência. Ai, ai saudade.

Voltando ao assunto, fomos também correndo dar uma olhada no Parlamento. A curiosidade era enorme, pois todos diziam que era lindo e o que vimos nos deixou de queixo caído. Um prédio antigo, com uma arquitetura belíssima e montes de turistas espalhados por todos os lugares. Sorte do povo que trabalha nesse lugar viu? Da parte traseira do Parlamento, podíamos ver Gatineau bem pertinho. Para quem mora em Recife, parecia que estávamos avistando o Pina lá do Cais de Santa Rita. So que ao invés de ser a mesma cidade, estamos falando de duas províncias diferentes, com idiomas diferentes!

Por falar em Gatineau, demos uma mini volta e paramos no Musée Canadien des Civilisations que é muito lindo, com uma arquitetura super moderna, cheia de curvas (tá, Niemeyer .. rs) e uma vista panorâmica de Ottawa, de tirar o fôlego. Sentamos por lá (não dava tempo de entrar, mas ficará para a próxima com certeza) e ficamos admirando uma cidade que poderia ter sido a nossa.

Fotos assim que der :)

3 comments:

  1. gostei do post. esse museu da civilização canadense vale realmente a visita. estive lá em 2003. Não deixem de ir.

    abraços;
    Catherine
    http://meetyoutherecanada.blogspot.com/

    ReplyDelete
  2. Nem consigo imaginar como essa viagem foi inesquecível. Foi tudo de bom mesmo.

    E a vida segue...

    ReplyDelete
  3. Aiiii...fotinhus Claúdia! Please!
    rsrsrs =D
    Bjks.

    ReplyDelete