Jun 28, 2010

Procurando apartamento

Como faz 1 ano que estamos aqui, decidimos nos mudar para um apartamento maiorzinho. Este que estamos, fica no centro mesmo de Calgary e, apesar de ter sido a melhor escolha do mundo quando chegamos, agora que temos um carrinho, achamos desnecessário ficarmos tão próximos do C-train e ônibus.

Pensamos primeiro em alugar uma casa, mas logo desistimos da idéia. Além de não termos filhos, os custos de aluguel para quem mora em uma casa é maior do que para quem mora em apartamento (geralmente as utilities - energia, aquecedor - não estão inclusos). Voltamos ao plano inicial de alugar um apartamento e começamos a procurar no rent faster. Pra gente, esse é o melhor site para quem procura apartamento para alugar em Calgary.

Outro método que funciona é sair pelas ruas com o telefone e um bloquinho na mão. Muitos prédios colocam plaquinhas de for rent na frente, muitas vezes descrevendo se o que tem é de 1 ou 2 quartos e o telefone junto. Geralmente, o escritório que gerencia o prédio fica dentro do próprio prédio, então, se você der sorte, já consegue ver o apartamento na mesma hora. Caso contrário, eles marcam um appointment para outro horário. Aqui existe corretora sim, mas não é que nem no Brasil onde é muito mais fácil entrar em contato com uma. Dá pra fazer tudo por você mesmo!

Outra coisa que é muito importante, é sentir de verdade o apartamento. Porque por mais que ele pareça lindo pelas fotos, muita gente aqui fuma e tem gato. Fora isso, é sempre bom checar se tem garagem coberta, porque tirar neve do carro durante o inverno não é nada divertido. Ver também se o aquecedor está incluso é importante pois durante o inverno a gente deixa ele ligado 24 horas por dia. Claro que se for perto de transporte público é um plus...

Enfim, isso tudo é super pessoal e eu quis dividir com vocês porque dá pra ter uma noção de como é a procurar apartamento aqui em Calgary. Dependendo do esforço, é possível encontrar em até 2 semanas. Agora no verão tem vários pelo centro... é a época que o povo aqui gosta de se mudar - e que o tempo também permite.

Referências e o security deposit (que geralmente é o valor de 1 ou 2 aluguéis) muitas vezes basta para alugar apartamento, mas tem gente também que pode ficar de pé atrás pela falta de histórico de crédito no país. No nosso caso, isso ocorreu com um dos apartamentos que estávamos vendo, logo no início, e a sensação não é das melhores. Ainda bem que encontramos um do jeito que queríamos e que aceitou nossas referências + 1 mês de aluguel adiantado. O outro que perdeu inquilinos tão legais e pontuais ... rs.

Espero que tenha ajudado em alguma coisa e se alguém mais quiser partilhar experiências, acho que sempre ajuda pra quem ainda está chegando.

3 comments:

  1. Tomara que vocês encontrem um apartamento do jeito que vocês querem.

    E a vida segue...

    ReplyDelete
  2. Olá, adorei sua postagem, eu estou indo em marco e fico até agosto e preciso de um aluguel perto da universidade de calgary, tipo 1 quarto cozinha banheiro e sala junto. Eu faco doutorado e farei sanduiche no pais, portanto nao sei nada sobre o aluguel. vcs me sugerem chegar no pais e procurar do que alugar daqui? porque tem isso de sentir mesmo! mas se hotel for muito caro nao compensa, pq nao sei quando vou encontrar um que ja esteja mobiliado ne?
    caso possam me ajudar, obrigada.

    ReplyDelete
  3. caso
    saibam de alguma coisa realmente boa pra ficar seis meses e que possam intermediar por mim. fico agradecida. estou na UFMG.

    ReplyDelete