Feb 2, 2011

Groundhog Day

O Groundhog Day eh um feriado bem esquisito das terras de ca. Soube da existencia dele hoje, com a senhorinha la do meu trabalho toda ansiosa pra me contar porque isso eh uma coisa super engracada pra quem eh daqui (segundo ela). Primeiro explico que um groundhog eh tipo uma marmota, um tatu peludo, que mora dentro de buracos na terra e nao sao tao comuns aqui em Calgary. Talvez tenha dele la no Zoo, mas sinceramente nao me lembro de ter visto. Olhando a foto, o bichinho parece um esquilo grande e gordinho. Tem fotos e explicacoes mais "cientificas" sobre ele aqui.

Entao, reza a lenda que quando um groundhog coloca a cabecinha pra fora no dia 2 de fevereiro e o ceu esta nublado, ele sai do buraco e isso significa que o inverno ira acabar mais cedo. Se o ceu esta ensolarado, o groundhog vai ver a sombra dele e voltar para o buraco, o que significa que o inverno continuara por mais seis semanas e a primavera vai atrasar mais um pouco. Doideira ne? O pior, eh que nesse dia, logo de manha cedo, ficam hordas de fotografos e jornalistas observando os buracos para ver se o danado do bicho vai sair ou nao. Eu vi uma materia onde ate o prefeito de uma das cidades foi prestigiar a saida (ou nao) do groundhog da toca.

A boa noticia eh que hoje estava nublado e era possivel ver varios bichinhos passeando por ai. Como eu ja estou querendo mesmo que esse inverno acabe, decidi acreditar nesse weather forecaster peludo e inusitado. E voce?


4 comments:

  1. Tem um filme muito engraçado cuja a história se passa nesse dia.
    "Feitiço do Tempo" em portugês e "Groundhog Day" em inglês... é meio antigo, mas vale a pena.

    ReplyDelete
  2. dica anotada! sera q tem no netflix? :)

    ReplyDelete
  3. Ia fazer o mesmo comentario aí do Carlos, é antigo mas é legal.

    ReplyDelete
  4. E muita responsabilidade pros bichinhos. Coitados.

    E a vida segue...

    ReplyDelete