Feb 17, 2011

Universidade online

E todo mundo aqui ja sabe que eu sou aluna da Universidade de Calgary ne? Pois entao, a universidade fica longe de Downtown, que eh onde eu moro / trabalho. Daqui pra la, da um bocado de estacoes de c-train e eu juro que nao me incomodo de ir, alias, acho otimo quando chego la e sinto de novo aquele ar de universidade sabe? Parece que da pra sentir a expectativa e juventude dos aluninhos de la. A universidade eh bem daquelas de filme: enorme, lockers por todo lado, cafeterias e um pessoal assim... bem diferente (rs). Ainda nao estudei numa daquelas salas de auditorio e ate agora foi so em sala de aula normal mesmo, iguais as que temos no Brasil. Nao me esqueco nunca o dia em que fui pela primeira vez na bookstore e vi coisas bem legais pra vender com o simbolo da universidade. Tem moletom, caneca, bone, copo de cerveja, uma infinidade de objetos e o unico defeito eh que sao meio caros. Mas que sao lindos, sao :)

Eles abriram agora uma unidade aqui em Downtown mas nao eh a mesma coisa. Eh tudo bem bonitinho e novo, mas nao tem historia ainda e, como dizem minhas amigas, eu adoro velhidades. Mas eh bem pratico porque da pra ir andando no verao e no inverno nao eh tao incomodo e longe.

Ainda assim, decidi que queria ter aulas online esse periodo. Eu adoro ter aulas la na universidade pelos motivos mencionados acima e tambem pelo networking. Explico: la na sala de aula, eu posso ter a oportunidade de conhecer a minha futura colega de trabalho. Conhecimento aqui no Canada eh tudo e qual o melhor lugar para se conhecer pessoas da sua area que a sala de aula? O estudo, trabalho em grupo e ate o "odio" pelo professor, aproxima muito. Mas enfim, de qualquer forma, decidi que pagaria uma cadeira online para nao ter que sair de casa na pior epoca do ano e, quando passar a tempestade, eu volto a maneira tradicional de aprender.

Na U of C, antes de pagar uma cadeira online pra valer, voce precisa fazer o que eles chamam de Learning Online. Como a ferramenta para o ensino a distancia eh bem diferente, eles exigem que antes voce aprenda todos os recursos e saiba bem direitinho o que esta fazendo na hora de ter uma aula "de verdade". O bom, eh que nao eh uma materia cara e ainda conta 10 horas no seu curriculo escolar. Depois que aprendi a mexer (em 2 aulas), achei tudo super facil e muuuuito pratico. Sensacional mesmo. Ate a sala de aula eles reproduzem, com quadro branco, voz do professor, nossa voz, emoticons de levantar a mao pra falar, palmas, tudo. Para quem - como eu - morre de medo de levantar o braco na aula pra falar ingles numa turma lotada (eu ja relutava fazer isso no Brasil, avalie aqui), poder escrever sua duvida, tendo a chance de pensar antes e corrigir qualquer errinho, ja vale muito a pena. Percebi que a minha participacao cresceu bastante.

Proximo periodo (Spring/Summer), acredito que voltarei a velha e boa sala de aula, mas dessa vez farei um mix. Pagarei uma materia la na faculdade e uma online. Assim, sairei de casa apenas uma vez na semana mas adianto bastante o curso fazendo as duas cadeiras.

Gente, eu super indico essas aulas para quem quer voltar a vida estudantil, mas nao tem tempo ou disposicao para isso. Preguica de sair de casa nao eh mais motivo! :)

5 comments:

  1. Ah Claudia, mas on-line é bacana também, pois você tem de ter uma disciplina maior para conseguir regrar as aulas e se sair bem, além do mais, dá para curtir mais o conforto de casa. Eu particularmente gosto da idéia, mas claro que o clima de universidade é outra coisa.
    Bacana vc estar estudando lá, muito legal mesmo, como vão as coisas por aí, tudo blz?

    abraço aos dois.

    ReplyDelete
  2. Que tipo de curso vc tá fazendo na universidade?
    Pós?

    Fico pensando em voltar à vida de universidade também, mas ainda não sei como...

    Beijos!

    ReplyDelete
  3. olá;
    estou visitando seu blog pela primeira vez !
    espero sua visitinha no meu =)
    http://meetyoutherecanada.blogspot.com/

    eu já pensei em fazer outro curso de graduação, mas pelas dicas que recebi, devo deixar esse curso para fazer quando estiver em solo canadense. Tinha até pensado na possibilidade de fazer o curso de grad. online...

    Have a nice weekend !
    abraços !

    ReplyDelete
  4. Oi Claudia, que legal!
    eu tb adoro estudar. que curso vc faz?
    beijos e boas aulas!

    ReplyDelete
  5. Olá, Cláudia
    Acabei de descobrir o blog de vocês. Bom saber que tem mais brasileiros por aqui... Eu vou começar um curso de inglês na Universidade de Calgary agora no outono. Mas depois de ler seu texto, penso que talvez eu devesse me arriscar em outro tipo de curso. O que vc está estudando? É possível fazer online e presencial em qualquer curso? Se possível, gostaria de umas dicas suas. Obrigada, Karin.

    ReplyDelete