Dec 17, 2009

Eggnog

Eu sei que estou falando muito de comida, mas eh que essa epoca tem tanta coisa diferente para experimentar que fica impossivel nao querer compartilhar aqui. Sexta-feira, o departamento Legal daqui da empresa decidiu ficar andando com um carrinho tipo aqueles de restaurante, servindo eggnog e donuts para desejar Feliz Natal aos funcionarios.

Eggnog eh uma bebida bem popular nessa epoca de fim de ano. Como eu nao tinha visto antes no supermercado, acho mesmo que ela eh vendida apenas durante esses meses. Ele pode ser bebido puro ou com bebida alcoolica, para ajudar a esquentar nesses dias gelados. Apesar de nao termos eggnog em terras tupiniquins, ele eh bem comum no Canada e nos Estados Unidos.

Google Images

Eu ja soube de manha que ia ter isso e fiquei preocupada porque nunca tinha bebido eggnog na vida mas qualquer coisa que tenha ovo e que eu tenha que beber, ja nao me atrai muito. Procurei na Internet uma receita de eggnog para ver o quanto eu ia desgostar, mas vi que a bebida leva canela e fiquei torcendo pra que esse gosto se sobressaisse.

Quando eles chegaram na minha mesa, ofereceram o eggnog puro ou com rum. Aceitei o puro e peguei umas 3 bolinhas de donuts para comer caso a bebida fosse muito ruim. Como eles sabiam que era a primeira vez que eu estava bebendo, ficaram esperando eu dar o primeiro gole e a verdade eh que a bebida nem eh tao ruim assim so que realmente nao eh pra mim. Ele ja vende pronto em caixinhas durante essa epoca ou pode ser feito em casa. Para quem quer tentar, aqui vai a receita:

Traditional Eggnog Recipe

12 eggs, separated
6 cups milk
2 cups heavy/ thickened cream
2 cups bourbon (optional)
1+ ½ cups sugar
¾ cup brandy
2 teaspoons ground nutmeg

In a large bowl and using a mixer, beat the egg yolks together with the sugar for approx 10 minutes (you want the mixture to be firm and the colour of butter).

Very slowly, add in the bourbon and brandy - just a little at a time.

When bourbon and brandy have been added, allow the mixture to cool in the fridge (for up to 6 hours, depending on how long before your party you're making the eggnog).

30 minutes before your guests arrive, stir the milk into the chilled yolk mixture.

Stir in 1+ ½ teaspoons ground nutmeg.

In a separate bowl, beat the cream with a mixer on high speed until the cream forms stiff peaks.

In yet another bowl, beat the egg whites until stiff peaks form.

Gently fold the egg white mixture into the egg yolk mixture.

Gently fold the cream into the egg mixture.After ladling into cups, garnish with the remainder of the ground nutmeg.

Serves: 8.

1 comment: